
📸 Foto: Rennan Oliveira
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), defendeu nesta segunda-feira (5), durante entrevista à imprensa, que o Partido Liberal lance candidatura própria ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Para o gestor, a legenda tem força suficiente para protagonizar a disputa estadual, deixando discussões sobre possíveis alianças para um segundo momento.
“Eu defendo que o PL tem que ter o seu candidato próprio. O PL é um partido forte, tem que ter candidato”, afirmou Abílio, pontuando que só aceitaria composições caso houvesse alinhamento político. “Agora, se o PL optar por uma aliança e isso for de comum convergência, aí tudo bem, não tem problema nenhum”, completou.
Questionado sobre a declaração dada no fim do ano passado, na qual apontava o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) como um bom nome para o governo, Abílio esclareceu sua posição:
“Eu gosto do Pivetta, sou amigo dele, mas antes disso a gente tem um partido político do qual eu faço parte. Eu não posso sair desclassificando o partido antes de fazer o partido ter a sua viabilidade política.”
Segundo o prefeito, o PL possui bons quadros para disputar o governo em 2026. Ao ser perguntado se os nomes em análise seriam o senador Wellington Fagundes ou o empresário Odílio Balbinotti, ele respondeu com cautela: “Essa é uma pergunta que logo a gente resolve”.
Abílio também comentou o estado de saúde do senador Wellington Fagundes, que passou recentemente por tratamento médico. “Ele está bem, se recuperou, está muito bem. Está disponível, é um nome dentro do partido. Se ele quiser ser candidato, tá aí, um nome do partido”, finalizou.