
📸 Foto: Reprodução/Secom-MT
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União Brasil), voltou a elevar o tom contra a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e declarou, nesta segunda-feira (5), que a parlamentar ultrapassou os limites do debate político ao partir para ataques pessoais. A declaração foi feita durante a inauguração do Complexo Educacional no bairro Pedra 90, em Cuiabá.
“Não foram críticas políticas, foram ataques pessoais. Respeito as pessoas e exijo respeito. Podemos debater política, mas ataque pessoal eu não aceito”, disse Garcia, em meio à troca de farpas que vem ganhando espaço na imprensa e nas redes sociais.
Fábio ainda resgatou o histórico do pai da deputada, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Geraldo Riva, conhecido por sua extensa ficha de escândalos.
“Falei verdades sobre a família Riva. Disse que não fui criado com dinheiro da corrupção. Todos conhecem o histórico. Geraldo Riva é o político mais corrupto da história deste Estado. Essa família não tem moral para apontar o dedo para ninguém”, disparou.
Apesar da tensão, o secretário negou qualquer tipo de perseguição política contra Janaina e garantiu que as emendas parlamentares da deputada serão pagas conforme o cronograma do Executivo estadual. Ele também afirmou manter bom relacionamento com outros deputados do MDB, como Dr. João e Juca do Guaraná.
O embate entre Garcia e Janaina ganhou fôlego após a parlamentar acusar o governo Mauro Mendes (União Brasil) de boicotar suas emendas. O atrito ocorre em um momento de movimentações políticas para 2026, quando Janaina Riva articula uma possível candidatura ao Senado — mesmo cargo almejado por aliados do Palácio Paiaguás.