
📸 Fotos: Tony Ribeiro
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, reafirmou nesta segunda-feira (5) a parceria institucional com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), destacando a atuação conjunta em prol da gestão pública eficiente e do desenvolvimento regional. A declaração foi feita durante evento de comemoração pelos 42 anos da AMM, celebrado com um momento de oração e café da manhã na sede da entidade.
“Celebrar os 42 anos da AMM é reconhecer sua importância na construção de uma gestão pública mais forte, representativa e comprometida. O TCE e AMM são parceiros incondicionais dos gestores, porque acreditamos que a transformação do estado e do país começa nos municípios – onde as pessoas estão”, afirmou Sérgio Ricardo.
A parceria entre as duas instituições tem se materializado por meio de capacitações, apoio técnico e diálogo contínuo com os prefeitos, como ocorreu no Encontro Mato-grossense de Municípios, que reuniu mais de mil gestores em fevereiro deste ano.
“Trabalhamos para que cada vez mais todos os municípios avancem com planejamento, trazendo resultados à população”, completou o presidente do TCE-MT.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, também reforçou a relevância da cooperação com o Tribunal de Contas e destacou a capilaridade da entidade, que conta com 139 municípios filiados.
“A AMM tem marcado presença na relação institucional com o TCE, que tem sido um grande parceiro, especialmente na qualificação e formação das equipes técnicas. De todas as associações municipalistas, a nossa é a que oferece a maior estrutura e mais serviços gratuitos aos municípios”, afirmou Bortolin.
Em 2024, a AMM triplicou o número de projetos aprovados em parceria com outras instituições, quadruplicou o acesso das prefeituras a recursos federais e ajudou na formulação de indicadores como o ICMS e índices tributários. Também tem atuado fortemente na promoção de segurança jurídica para os municípios em pautas estaduais e nacionais.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, a deputada estadual Janaina Riva e a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos.