
Durante o evento terá coleta do “lixo” e promoção de práticas de sustentabilidade ambiental, com sinalização educativa e estações de coleta
Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa
Ninguém gosta de sair de casa no final de semana para se divertir, curtir um show, um evento e ver sujeira de consumo espalhada pelo chão! E no “1º Arraiá da Cidadania”, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de (Setasc-MT), a população terá a experiência de “lixo zero” na questão de limpeza, sustentabilidade e gestão de resíduos, com o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação em parceria com a “Origem Compostagem” e a Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam). Uma ação de conscientização, cidadania e solidariedade, pois todo o material vai gerar renda aos trabalhadores cooperados e pequenos agricultores.
Nos dias 25, 26 e 27 de julho são esperadas 30 mil pessoas, sendo 10 mil cada, e, para isso, terá uma equipe para a coleta do lixo e promoção de práticas de sustentabilidade ambiental, com sinalização educativa apontando estações para a coleta seletiva e pontos de reciclagem para a destinação correta dos resíduos sólidos gerados na primeira edição do Arraiá da Cidadania. Isso evitará qualquer contratempo, mal cheiro, e um evento totalmente sustentável.
Enquanto a Coorepam faz a coleta, separação e destinação correta dos resíduos sólidos e secos, que podem ser vendidos para reciclagem, como papel, plástico, metais e vidro, a Origem Compostagem fará do resíduo orgânico, que são materiais de origem animal ou vegetal que se decompõem naturalmente e podem ser reciclados, como restos de alimentos, que resultarão em adubo de alta qualidade.
A compostagem é um processo microbiológico que demora um tempo médio de três a cinco meses para ser transformado em adubo. Todo o material vai para os agricultores familiares do Estado de Mato Grosso, selecionados juntamente com consultores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).
“No evento, a gente vai atuar com a destinação responsável desses resíduos, trazendo impacto positivo, ou seja, deixando de encaminhar para aterros sanitários e lixões, evitando gases de efeito estufa, transformando esses resíduos em adubo. Depois vamos organizar junto com o Instituto INCA a doação de parte desse adubo produzido no evento”, destaca Yasmin Rojas, fundadora da Origem Compostagem.
O “Arraiá da Cidadania – Programa Ser Família” foi idealizado por Virgínia Mendes e a realização é da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família e Setasc-MT, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, para a promoção de serviços essenciais e solidariedade, unindo a cultura e lazer, e execução pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação.
IMPACTO
O Arraia da Cidadania dará um exemplo importante de sustentabilidade ao garantir que esses resíduos sejam encaminhados de forma adequada.
Portanto, o impacto ambiental é extremamente positivo e essas ações demonstram que, com responsabilidade, pode-se transformar o que seria lixo em recursos, porque na verdade não existe lixo, existe resíduo fora do lugar.
“Eu espero que a inciativa seja referência e inspire outros eventos, instituições e empresas a seguirem por esse caminho. Será um evento lindo. No final, não vai ter lixo no chão, aquela poluição visual; não vai ter nada fedido, nada feio. E é esses lugares que a gente gosta de frequentar, né?
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Reforça ainda que escolhendo por ações de sustentabilidade há o compromisso com o combate a mudanças climáticas, de comunidades sustentáveis. Também um consumo, produção e destinação responsável, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que apresenta 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos até 2030, de acordo com os trabalhos realizados pelo Instituto INCA.





