
Operação “Fake Monsters”, da Polícia Civil do RJ, cumpriu mandado de busca na casa do menor em Campo Novo do Parecis
Um adolescente de 15 anos, morador de Campo Novo do Parecis (MT), foi identificado como um dos alvos da operação Fake Monsters, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. A investigação apura a atuação de um grupo que estaria planejando um atentado com bombas na Praia de Copacabana, durante o megashow da cantora Lady Gaga, marcado para o último sábado (3).
De acordo com informações obtidas pela reportagem, policiais civis de Mato Grosso deram apoio à operação e cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do adolescente por volta das 6h da manhã de sábado. Durante o depoimento, o jovem afirmou que participava de grupos na plataforma Discord voltados a jogos online.
No local, os agentes apreenderam o celular e um computador do menor. Conforme as investigações da Polícia Civil do RJ, o grupo do qual o adolescente supostamente fazia parte disseminava discursos de ódio nas redes sociais, com mensagens contra crianças, adolescentes e pessoas da comunidade LGBTQIA+.
A apuração ainda indica que os integrantes planejavam recrutar novos participantes para ataques coordenados com o uso de explosivos e coquetéis molotov. O plano estaria sendo tratado como um “desafio coletivo”, com o objetivo de ganhar notoriedade nas redes sociais.
Durante a ação, um homem — apontado como líder do grupo — foi preso em flagrante no Rio Grande do Sul por porte ilegal de arma de fogo. Já no Rio de Janeiro, um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra 9 alvos, nos municípios de:
- Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé (RJ);
- Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista (SP);
- São Sebastião do Caí (RS);
- Campo Novo do Parecis (MT).
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e entender a dimensão do plano criminoso.