
Monitoramento em tempo real ajudou a Polícia Militar a flagrar ação criminosa em menos de 20 minutos
Palavras-chave SEO: furto em escola Várzea Grande, adolescentes apreendidos, câmeras de segurança MT, Vigia Mais MT, tentativa de furto escola, escola estadual Várzea Grande
Duas câmeras de segurança do programa Vigia Mais MT impediram que dois adolescentes, de 14 e 15 anos, conseguissem furtar a Escola Estadual Marlene Marques de Barros, no bairro Jardim Imperial, em Várzea Grande, neste domingo (4). A rápida atuação da Polícia Militar de Mato Grosso evitou prejuízos à unidade escolar e levou à apreensão dos menores infratores.
Segundo as imagens registradas às 14h47, os adolescentes invadiram a escola pulando o muro com os rostos cobertos. Um deles chegou a tentar sabotar o sistema de vigilância ao jogar uma camiseta em direção a uma das câmeras.
A invasão foi detectada em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que imediatamente acionou uma viatura da PM mais próxima da região. Às 15h09, os policiais já estavam dentro da escola e detiveram os dois adolescentes.
Eles foram conduzidos à Central de Flagrantes de Várzea Grande e entregues à Polícia Civil, que dará andamento ao caso conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Investimento em segurança nas escolas
O episódio reforça a importância do sistema de monitoramento do Vigia Mais MT, que já conta com 5.500 câmeras instaladas em unidades escolares de Mato Grosso.
De acordo com o tenente-coronel PM Fernando Augustinho, secretário-adjunto de Integração Operacional, a iniciativa tem sido essencial para proteger o patrimônio público e garantir a segurança da comunidade escolar.
“Essa parceria é de suma importância para o Estado. Além de evitar crimes como furtos, também previne situações de violência e aumenta a sensação de segurança para alunos, professores e moradores do entorno”, destacou.