
Brasil exporta 5,3 mi t de farelo de soja até março
Agrolink – Seane Lennon
As exportações brasileiras de farelo de soja somaram 5,3 milhões de toneladas no acumulado entre janeiro e março de 2025, um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram embarcadas 5,1 milhões de toneladas. Os dados constam na edição de abril do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta semana.
Apesar do aumento discreto, o setor mantém expectativas positivas para a temporada, sustentadas pela estimativa de maior esmagamento da oleaginosa no país. “A safra colhida foi excelente, o dólar continua em patamar favorável e o cenário internacional ainda reflete o conflito tarifário entre Estados Unidos e China”, destacou a Conab no relatório.
Os portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande e Salvador concentraram a maior parte do escoamento do produto. Santos respondeu por 40,5% das exportações nacionais, uma leve queda em comparação aos 44,8% registrados no mesmo período de 2024. Paranaguá teve participação de 31,7%, superior aos 28,5% do ano anterior. Rio Grande movimentou 15,1% da produção, ante 13,1%, enquanto Salvador respondeu por 9%, frente aos 8,1% registrados anteriormente.
Os estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás se mantêm como os principais responsáveis pela originação do farelo exportado no período.