Skip to content
Cuiaba40graus

Cuiaba40graus

Primary Menu
  • Polícia
  • ARTIGOS
  • Politica MT
  • Mato Grosso
  • GERAL
  • Pelo Brasil
  • Agro
  • Exclusivo
  • ACIDENTES
  • Saúde
  • Negócios
  • Gastronomia
  • Home
  • GERAL
  • ForestFire reúne mais de 8 mil pessoas e consolida-se como o maior congresso sobre queimadas do país
  • GERAL

ForestFire reúne mais de 8 mil pessoas e consolida-se como o maior congresso sobre queimadas do país

Redação junho 20, 2025
2f20f693-9605-47c5-9b11-0a836fb58db8-1.jpg

Evento internacional promoveu integração inédita entre bombeiros, especialistas e empresas na luta contra incêndios florestais

Cuiabá foi palco do maior encontro entre Corpos de Bombeiros Militares já realizado no Brasil. O ForestFire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais reuniu mais de 8 mil participantes no Centro de Eventos do Pantanal, entre os dias 16 e 18 de junho, e marcou um novo capítulo no enfrentamento aos efeitos das queimadas e das mudanças climáticas.

Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em parceria com o Governo do Estado, o congresso atraiu representantes de 27 corporações brasileiras e delegações de 10 países, posicionando Mato Grosso no centro das discussões globais sobre prevenção, combate e inovação no setor.

“Os incêndios de hoje não podem mais ser combatidos com as estratégias de ontem. Finalizamos o evento com a certeza de que esse é apenas o começo. A temática dos incêndios florestais e das mudanças climáticas exige constante evolução. Este congresso provou que estamos no caminho certo e já temos um compromisso firmado para o ForestFire 2027”, destacou o Comandante-Geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson Bezerra.

O evento reuniu líderes e especialistas em torno de um objetivo comum, antecipar-se aos desafios de 2025 por meio de tecnologia, estratégia e articulação integrada. Para o presidente do Conselho Nacional do Comandantes Gerais CNCGBM/LIGABOM, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, o sentimento é de “missão cumprida e união concretizada”.

“Um evento grandioso que promoveu a integração nacional e internacional, reunindo diversos profissionais e instituições fundamentais na luta contra os incêndios florestais. Unimos forças, convergimos ideias e planejamos juntos ações coordenadas para o futuro com mais antecipação, estratégia e união”, pontuou.

Tecnologia, inovação e negócios no combate ao fogo

Mais do que um congresso técnico, o ForestFire transformou-se em um verdadeiro hub de negócios e inovação. O evento atraiu 25 empresas expositoras que apresentaram soluções de ponta para prevenção, monitoramento e combate a incêndios.

“Além dos Corpos de Bombeiros, tivemos contato com setores do agronegócio e da indústria. Isso amplia muito o nosso alcance comercial. É uma vitrine perfeita para apresentar tecnologias que muitas vezes ficam de fora por limitações operacionais”, afirmou Rafael Milo, gerente da Resgatécnica.

Cooperação sem Fronteiras

Com 20 palestras e dezenas de painéis, workshops, minicursos e apresentações acadêmicas, o ForestFire promoveu uma troca internacional de experiências sem precedentes. Especialistas de países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, França, Nova Zelândia, México, Espanha, Irlanda e Chile compartilharam cases, metodologias e novas abordagens para fortalecer ações em campo.

As lideranças presentes destacaram o valor estratégico do evento. “O ForestFire representa um marco na gestão pública de desastres ambientais. Aqui trocamos conhecimento e fortalecemos nossa atuação conjunta”, frisou o Coronel Anderson Carvalho de Matos, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima.

A Subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, Coronel Maria Souza, avaliou o congresso como um marco de excelência e inovação. “O ForestFire foi simplesmente extraordinário. Um encontro de alto nível técnico, com profissionais de vários países, que trouxe inovação, troca de experiências e, principalmente, ferramentas que fortalecem o nosso trabalho no combate aos incêndios e na proteção da sociedade”, agradeceu.

O congresso teve o patrocínio da Aprosoja MT, Aero Agrícola Rondon, Fórum Agro, Ampa, IMAC, Bom Futuro e Suzano no setor produtivo— reforçando a importância do setor produtivo no financiamento de soluções sustentáveis.

FOTOS: CBMMT

About the Author

Redação

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: PROMESSA DO KART BRASILEIRODimmy é o primeiro piloto autista profissional do país e corre neste sábado no Parque Novo Mato Grosso
Next: Evento em comemoração ao Mês Internacional da Mulher na Engenharia reuniu profissionais na Capital no feriado

Related Stories

Screenshot
  • GERAL

INOVAÇÃO COMO ALAVANCA ESTRATÉGICA PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Redação novembro 19, 2025
2c87928c-c159-4f99-b48b-aaee1bec3774
  • GERAL

Pequena mato-grossense brilha no Concurso Mundial de Beleza Feminina no Paraguai

Redação novembro 14, 2025
a22bf7fe-d444-4e33-aad0-4d37d71b3b95
  • GERAL

Singemat participa da abertura dos 50 Anos do curso de Geologia da UFMT

Redação novembro 14, 2025

Categorias

ACIDENTES Agro ARTIGOS CIDADES Cuiabá Entretenimento Esportes Exclusivo Gastronomia GERAL Mato Grosso Negócios Pelo Brasil Politica MT Polícia Saúde
© 2017 cuiaba40graus. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Inexus. | MoreNews by AF themes.