Screenshot
Criminoso se passa pelo profissional em aplicativo de mensagens e pede dinheiro emprestado às vítimas.
Um golpista está utilizando a foto e o nome do jornalista Pablo Cuiabano para aplicar golpes por meio do WhatsApp em Cuiabá. O criminoso tem usado o número +55 (65) 9814-4571 para se passar pelo profissional e pedir dinheiro emprestado, afirmando que devolverá depois.
Pablo Cuiabano descobriu o golpe após ser alertado por amigos e contatos que receberam mensagens suspeitas. “Estão usando minha foto e meu nome para pedir dinheiro. Quero deixar bem claro que não sou eu e nunca peço dinheiro pra ninguém. É golpe”, declarou o jornalista.
O falso perfil utiliza uma foto verdadeira de Pablo Cuiabano, mas com um número de telefone diferente do real, o que tem confundido algumas pessoas. Nas mensagens, o golpista tenta ganhar a confiança da vítima pedindo para salvar o novo contato e, logo em seguida, solicita valores via transferência.
Após tomar conhecimento do caso, Pablo registrou um boletim de ocorrência na delegacia, para que o caso seja investigado e o responsável identificado.
O jornalista reforça o alerta: “Pessoal, vamos ficar atentos! Isso pode acontecer comigo, com você ou com qualquer um. Se receber mensagem pedindo dinheiro, não caia, bloqueie e denuncie.”
A policia recomendam que vítimas de golpes virtuais procurem a Polícia Civil e façam o registro do caso, além de reportar o número diretamente ao WhatsApp.
