Aconteceu esta semana, nos dias 20, 21 e 22 o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil & Congresso Mercosul, no Aeroporto de Santo Antônio de Leverger, promovido pelo SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola em parceria com o IBRAVAG – Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola, com uma vasta programação em todos os dias de evento e aberta à visitação pública, expositores e negócios. O Brasil tem a 2ª maior frota de aviões agrícolas perdendo apenas para os Estados Unidos e o Mato Grosso lidera essa lista no país devido a força do agronegócio neste Estado.
Diante da vasta agenda, destaque para Curso de manutenção de drones agrícolas por exemplo, além de Minicursos, Lançamentos de livros, Palestras, Painéis e demonstrações aéreas e diversas. A noite da abertura oficial (20) contou com presença de várias autoridades de todo os país incluindo os Governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes e do Distrito Federal Ibaneis Rocha, os ex-Governador de MT Blairo Maggi, Senador Jayme Campos e o Deputado Júlio Campos. A Assembleia Legislativa teve seu Presidente Eduardo Botelho representado pelo ex-Deputado Estadual João Batista do Sindspen.
Em entrevista coletiva a presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, e o diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle, apresentaram um panorama do setor aeroagrícola no País e no mundo, além das perspectivas e desafios desse mercado no Brasil. Falaram da importância e da necessidade cada vez maior do serviço aéreo em favor da agricultura e o agronegócio é uma das mais importantes áreas no Brasil atualmente inclusive para nossa economia. Tanto que pensando nesse crescimento viu-se a necessidade de criar a Sindag, para representar o setor e hoje com 33 anos já agrega 94% das empresas associadas, em 24 Estados brasileiros.
A Assessoria do evento esperava movimentar carca de R$ 250 milhões em três dias mas o que se vê é que todas as expectativas foram superadas tanto em volumes de negócios como presença de público e interessados pelo tema. Mas os detalhes ainda não foram divulgados, mesmo assim devido ao enorme sucesso já é oficial que o evento se repetirá em 2025 novamente em Mato Grosso, nos dias 19, 20 e 21 de Agosto, também novamente no Aeroporto Executivo Santo Antônio e já estão inclusive abertas as vagas para exposições, no ano que vem.