As reclamações já vêm de muito tempo. O Centro Histórico de Cuiabá está em situação de abandono principalmente à noite quando é tomado pelas pessoas em situação de rua. Além dos transeuntes constantemente ameaçados os principais prejudicados são os comerciantes do local que sempre tem suas lojas invadidas principalmente de madrugada.
Atento a isso o candidato a Prefeito Eduardo Botelho (União Brasil) comentou seu plano de ação no sentido de coibir a atuação dos indivíduos, pois a principal razão de cometerem os delitos é para o consumo de álcool e entorpecentes.
Botelho acredita que a implantação de vigilância digital 24 horas, uma guarnição ostensiva de uma Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar e um trabalho de atendimento social aos moradores de rua pode reverter esse quadro de forma significativa, diminuindo consideravelmente o roubo a casas e lojas pois o trabalho incisivo destes, inclusive com uso da identificação facial, desestimularia cada vez as ações criminosas.
O reconhecimento facial será um grande trunfo uma vez que a grande maioria das pessoas que optam por ficar o tempo todo nas imediações já foram fichadas mas voltam a cometer crimes. Com o uso da identificação, passariam a ser monitoradas e a partir daí coibidas de cometer os delitos.
O ambiente cujo público-alvo seria turistas que frequentam a cidade chega a ser “intransitável” em certas horas até pela imagem de abandono que passa, sendo assim necessária a ação de segurança incisiva para revitalizar o local e torná-lo seguro para todos.
Botelho finalizou dizendo: “Vamos fazer, com toda equipe do Governo do Estado, um trabalho de vigilância com câmeras de reconhecimento facial. Vamos cadastrar todo mundo. Entrou na área, foi reconhecido, A Guarda Municipal, que ficará sediada no centro, vai intervir, pegar essa pessoa e retirá-la dali”.