Skip to content
Cuiaba40graus

Cuiaba40graus

Primary Menu
  • Polícia
  • ARTIGOS
  • Politica MT
  • Mato Grosso
  • GERAL
  • Pelo Brasil
  • Agro
  • Exclusivo
  • ACIDENTES
  • Saúde
  • Negócios
  • Gastronomia
  • Home
  • GERAL
  • Mato Grosso sedia Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais
  • GERAL

Mato Grosso sedia Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais

Redação maio 15, 2025
ff25da9b-8a17-4e45-9611-c1262bd48cee-1.jpg

Patricia Xavier

Referência nas ações de combate aos incêndios florestais, o estado de Mato Grosso será sede do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, em Cuiabá. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site www.forestfire.com.br.

Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com apoio do Governo do Estado, o evento é pioneiro no segmento e reunirá especialistas de dez países para debater a importância da gestão integrada de incêndios florestais na preservação dos ecossistemas e na proteção das comunidades.

A programação conta com representantes e palestrantes de Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além do Brasil. Essa participação internacional reforça a relevância do congresso como espaço estratégico para o intercâmbio de conhecimentos, fortalecimento de redes de cooperaçãointerinstitucional e alinhamento de boas práticas em escala global.

O congresso contará ainda com a participação de especialistas, pesquisadores, acadêmicos, bombeiros militares e civis, brigadistas florestais, gestores ambientais, produtores rurais e entidades do agronegócio, além de profissionais de diversas áreas envolvidas com o manejo, gestão e combate a incêndios florestais de todo o mundo.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o congresso representa um marco significativo para a consolidação da cooperação internacional e o aprimoramento das estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais, cujos impactos transcendem fronteiras e comprometem a integridade de diversos biomas.

“Esse evento é uma grande oportunidade para trocarmos experiências, conhecermos tecnologias de ponta e aperfeiçoarmos nossas práticas operacionais. Mato Grosso tem se destacado no enfrentamento aos incêndios florestais e sediar um congresso dessa magnitude reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental”, destacou o coronel Glêdson.

Ainda segundo o comandante, é de extrema importância oenvolvimento de diversos segmentos da sociedade no congresso, visto que, durante o período de estiagem, a atenção da opinião pública se volta para Mato Grosso, sobretudo, para os biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado, que compõem o território estadual.

Em especial, o bioma Pantanal devido à sua elevada vulnerabilidade aos incêndios florestais e a importância de sua biodiversidade, reconhecida internacionalmente como um patrimônio natural de valor inestimável.

 

“No Pantanal, conseguimos extinguir cerca de 90% dos focos de incêndio no ano passado graças à atuação rápida e eficiente do Corpo de Bombeiros Militar e das equipes que estavam em campo. Tivemos uma redução significativa da área queimada, em torno de 50% em comparação a 2020, mesmo com as previsões climáticas do ano passado sendo mais desfavoráveis. Isso demonstra a efetividade das estratégias interinstitucionais adotadas e são essas ações que queremos compartilhar e aperfeiçoar”, afirmou o coronel Glêdson.

Programação 

Durante os três dias do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui 20 palestras ministradas por autoridades internacionais, além de minicursos,apresentação de trabalhos acadêmicos, workshops práticos e painéis de discussão.

Entre os temas abordados estão a gestão de incêndios florestais em diferentes países, a coordenação de operações aéreas e terrestres, estudos de caso, monitoramento do fogo, análise de condições climáticas, entre outros tópicos relevantes para o setor.

O evento contará ainda com uma feira tecnológica, que reunirá 18 empresas expositoras, apresentando soluções e equipamentos inovadores voltados à preservação ambiental, prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. A programação completa está disponível no site: www.forestfire.com.br.

Patrocínio

O Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais conta com o patrocínio da empresa multinacional Forest Fire, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), a Aero Agrícola Rondon, Fórum Agro e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Serviço

Evento: ForestFire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais

Data: 16 a 18 de junho das 8h às 18h

Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá (MT)

Inscrições: www.forestfire.com.br

 

 

Culture Comunicação – Assessoria ForestFire

(65) 99909-9816 – Ana Sampaio

(65) 99235-9913 – Patricia Xavier

Fotos: Christiano Antonucci _ Secom – MT

About the Author

Redação

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: McDia Feliz 2025: AACCMT inicia a venda de tíquetes antecipados
Next: Futebol no Bairro Moinho

Related Stories

Screenshot
  • GERAL

INOVAÇÃO COMO ALAVANCA ESTRATÉGICA PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Redação novembro 19, 2025
2c87928c-c159-4f99-b48b-aaee1bec3774
  • GERAL

Pequena mato-grossense brilha no Concurso Mundial de Beleza Feminina no Paraguai

Redação novembro 14, 2025
a22bf7fe-d444-4e33-aad0-4d37d71b3b95
  • GERAL

Singemat participa da abertura dos 50 Anos do curso de Geologia da UFMT

Redação novembro 14, 2025

Categorias

ACIDENTES Agro ARTIGOS CIDADES Cuiabá Entretenimento Esportes Exclusivo Gastronomia GERAL Mato Grosso Negócios Pelo Brasil Politica MT Polícia Saúde
© 2017 cuiaba40graus. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Inexus. | MoreNews by AF themes.