Enquanto o pai deu uma saída para comprar almoço para as crianças, elas aproveitaram e deram uma “escapada” para irem no Rio Cuiabá.
As crianças estavam na casa do pai de criação com quem moravam, Severino Santana de Almeida de 62 anos. E apesar de não serem filhos legítimos pois o pai era separado da ex-companheira as crianças decidiram morar com ele. Também estava presente a irmã de 13 anos que não morava com o senhor mas o visitava nos fins de semana. Os irmãos Yasmim Peixoto e Carlos Peixoto de 8 e 10 anos respectivamente, foram até o rio dar um mergulho alegando calor. Tanto que momentos antes pediram dinheiro para a mãe por telefone para irem para piscina mas ela não tinha.
Severino ficou fora de casa por cerca de uma hora e na volta deparou-se com a presença do Corpo de Bombeiros e a adolescente que não foi identificada, chorando muito. Ao saber do acontecimento ele correu para a beira do rio para tentar salvar os meninos mas já era tarde. Momentos antes a irmã adolescente também tentou puxar os irmãos mas não deu tempo