facebook instagram
facebook instagram
facebook instagram youtube

Geral Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 17:40 - A | A

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 17h:40 - A | A

Inovação

Estudantes colocam a teoria em prática e transformam ideias em soluções inovadoras

Trabalhos criativos dos alunos UNIVAG ganham vida na Feira de Projeto, Empreendedorismo e Inovação

Patricia Xavier | Assessoria UNIVAG

Entre os dias 02 e 04 de dezembro, a comunidade acadêmica do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande vivenciou um evento inspirador. A Feira de Projeto, Empreendedorismo e Inovação apresentou projetos inovadores que demonstram o potencial dos alunos.

Com cerca de 480 projetos, a feira superou todas as expectativas e mostrou que o UNIVAG está formando profissionais preparados para os desafios do futuro.

O grupo de alunos do curso de Enfermagem alertou sobre os perigos do cigarro eletrônico, uma moda que parece inofensiva, mas que pode causar doenças graves e até mesmo a morte.

"Os dados são claros: ele causa danos irreversíveis à saúde e pode levar à morte. Mas a boa notícia é que é possível parar de usar e buscar ajuda. Nosso grupo elaborou técnicas através do QR Code, trazendo formas de como você se livrar do vício. Ao compartilhar essa informação com seus amigos e familiares, você contribuirá para um futuro mais saudável para todos", pontuou o aluno do 2º semestre Elielton Almeida Costa.

 

A turma do 3º semestre do curso de Nutrição criou soluções para uma cafeteria que enfrentava dificuldades para manter a rentabilidade da receita para o molho pesto.

"Para solucionar esse problema, desenvolvemos uma nova receita de molho pesto, utilizando ingredientes mais acessíveis e mantendo o sabor original. Substituímos o azeite por uma mistura de óleo de milho e azeite, e as nozes por amendoim. Além disso, utilizamos queijo parmesão ralado, que é mais econômico do que comprar o queijo em pedaços na feira. Com essas modificações, conseguimos reduzir em 30% o custo do molho pesto, sem comprometer a qualidade do produto. Essa experiência foi muito gratificante, pois nos permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um projeto real e com impacto social", afirmou a aluna Letycia Vitória Leventi.

Alunos do 5º semestre do curso de Agronomia apresentaram uma solução sustentável e economicamente viável para produtores rurais, utilizando o capim elefante como principal alimento dos animais.

"Nosso projeto teve como objetivo melhorar a alimentação de animais em uma pequena propriedade rural próximo do UNIVAG, especialmente durante a seca. Para isso, escolhemos o capim elefante, uma gramínea de alto valor nutritivo e resistente à seca. Realizamos um planejamento detalhado, que incluiu a análise do solo, a escolha da variedade mais adequada. Ao utilizar o capim elefante, os produtores poderão reduzir os custos com alimentação e garantir uma fonte de alimento nutritivo para seus animais durante todo o ano, explicou a aluna Luísa Brinetta.

Projetos Integradores - Além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas, os projetos integradores preparam os alunos para os desafios do mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo e a inovação.

Segundo o diretor da Área de Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas, professor doutor Peter Wilhelms, as disciplinas de projetos integradores têm como objetivo o fomento dessas questões de empreendedorismo, criação de inovações e vivência com as novas tecnologias.

"Para todos os alunos do UNIVAG, sendo eles de qualquer uma das áreas do conhecimento, pois temos a convicção de que são importantíssimas para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos alunos”, destacou o professor Peter.

Comente esta notícia

Cuiabá 40 graus
facebook instagram youtube