seg. maio 20th, 2024

“Faixa Azul para motos em Cuiabá: Funciona? Veja Como é em São Paulo.”

By Redação mar3,2024

Saiba tudo sobre o projeto Faixa Azul, que tem como objetivo reduzir os acidentes com motos na cidade de São Paulo

“Pablo Cuiabano, seria ótimo ver um projeto semelhante ao Faixa Azul em São Paulo sendo implementado aqui em Cuiabá, especialmente nas avenidas do CPA, Miguel Sutil e Fernando Correia. Reduzir os acidentes com motos na cidade é uma medida crucial para a segurança viária. A eficácia desse projeto em São Paulo, evidenciada pela redução significativa de sinistros, mostra o comprometimento das autoridades em promover um trânsito mais seguro e organizado..”.

https://www.instagram.com/p/C4Cos1FMnOq/?igsh=bzllNmtnanZvcDVq

A cidade de São Paulo possui uma frota circulante de mais de 1,3 milhão de motocicletas, que trafegam diariamente entre carros, caminhões, ônibus, bicicletas e pedestres pelos milhares de quilômetros de vias da cidade. Com o objetivo de organizar o fluxo destes veículos e diminuir os índices de acidentes, a Prefeitura de São Paulo iniciou em 2022 o projeto piloto Faixa Azul. Mas, afinal, o que é isso?

Antes que você se confunda, este tema não está relacionado ao sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. O projeto Faixa Azul teve início em 25 de janeiro de 2022 e consiste na sinalização de segurança para motos entre as faixas 1 e 2 (aquelas mais à esquerda) da 23 de Maio, uma das principais avenidas da cidade. Os motoristas e motociclistas podem identificar a existência da Faixa Azul por meio das sinalizações de solo e verticais instaladas ao longo da via.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), os motociclistas devem utilizar o espaço quando o tráfego na via estiver congestionado, de forma a tornar o fluxo mais organizado. Na prática, a Faixa Azul delimita a área para motos no chamado “corredor” entre os carros, a fim de proporcionar distância segura entre veículos prevista no CTB. 

Faixa azul regras São Paulo

Vale ressaltar que o uso da Faixa Azul pelas motocicletas é opcional, podendo o usuário de motos escolher por qual faixa deseja transitar. O uso da cor azul para o projeto foi definido a partir de conceitos da psicologia, já que este é um tom que transmite tranquilidade e segurança.

A escolha da Avenida 23 de Maio como ponto de partida do projeto piloto se deu por tratar-se de uma via com elevada circulação de motocicletas. Segundo dados da Prefeitura, são 2.400 motos por hora na via, chegando a 50 mil veículos de duas rodas ao dia. Mesmo que os carros representem o volume principal nesta avenida, os acidentes envolvendo motos correspondem a 78% do total de sinistros na 23 de Maio. 

Atualmente, a Faixa Azul possui 6 quilômetros de extensão na Avenida 23 de Maio, no sentido aeroporto de Congonhas, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

Multa faixa azul sp

Qual a velocidade máxima na Faixa Azul?

De acordo com a CET-SP, o motociclista não pode trafegar na velocidade que quiser quando estiver na Faixa Azul. Dentro ou fora da área demarcada, o limite de velocidade da via deve sempre ser respeitado – no caso da Avenida 23 de Maio, a máxima é de 60 km/h. 

Nos momentos em que o tráfego de automóveis estiver lento, a recomendação da CET-SP é que o motociclista adeque a velocidade ao ritmo do trânsito. A indicação da companhia é que, com o tráfego totalmente parado à frente, os motociclistas não devem andar acima de 30 km/h.

A Faixa Azul ajuda a reduzir acidentes?

A criação e implantação do projeto piloto Faixa Azul teve como norte a redução dos índices de acidentes com motos na 23 de Maio. Após seis meses de operação no sentido aeroporto, o monitoramento da CET-SP indicou que houve redução de sinistros de trânsito de 55,2% no trecho e nenhuma morte envolvendo motos.

A companhia também comparou a ocorrência de acidentes dentro e fora da Faixa Azul no mesmo trecho da 23 de Maio. E os resultados mostram que, na área fora da Faixa Azul, a ocorrência de sinistros foi 133% maior do que no espaço delimitado. 

Placas sinalização Faixa Azul São Paulo

Motorista que cruzar a Faixa Azul pode tomar multa?

De acordo com a CET-SP, a mudança de faixa de rolamento deve ser feita normalmente pelos veículos. O motorista deve sempre ter atenção à sinalização da via, ao tráfego de motos e veículos ao redor e fazer o uso obrigatório da seta. 

O motorista ou motociclista que cruzar a Faixa Azul não será multado, desde que utilize corretamente a seta e obedeça à sinalização. Vale lembrar que a não utilização da seta ao mudar de faixa é considerada uma infração grave pelo CTB, com multa no valor de R$ 195,23 e adição de 5 pontos à CNH do motorista – saiba aqui os valores de multa em 2022

E já que estamos falando em multa, que tal realizar a consulta grátis de débitos do seu veículo? No site ou aplicativo da Zapay você pode verificar de forma fácil a existência de débitos como multas, licenciamento e IPVA e realizar o pagamento parcelado em até 12x. Fácil, não?

Faixa Azul SP como funciona

Outras avenidas de SP também terão a Faixa Azul?

A CET-SP foi autorizada pela pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a estender o projeto piloto da Faixa Azul a outras vias da cidade de São Paulo, em caráter experimental, pelo período de um ano. A autorização foi publicada por meio da Portaria n° 1015, de 5 de agosto de 2022.

O objetivo da ampliação é analisar como funciona o projeto em vias com variáveis diferentes daquelas presentes na 23 de Maio, como faixas de pedestres, túneis e cruzamentos semaforizados, entre outras. Confira abaixo as novas vias onde o projeto Faixa Azul será implementado: 

  • Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km em cada sentido (totalizando 17 km de extensão).
  • Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km;
  • Avenida Rubem Berta, no trecho entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km;
Faixa de motos 23 de Maio

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre a Faixa Azul de São Paulo! Aqui no Blog da Zapay você pode encontrar outros artigos sobre manutenção automotiva, legislação de trânsito, multas, IPVA e muito mais. E se precisar quitar débitos veiculares, conte com a Zapay. É fácil, rápido e seguro.

Imagens: Divulgação/CET-SP

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *