sex. maio 24th, 2024

Motoristas de aplicativos protestaram contra projeto de regulamentação em Brasília

By Redação mar13,2024

Motoristas de aplicativos realizaram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional em Brasília, na quarta-feira (13/3), em oposição ao projeto de regulamentação do trabalho da categoria. A paralisação, que ocorreu das 7h às 12h, teve como objetivo principal remover o caráter de urgência do PLP 12/2024, que propõe a regulamentação. Cerca de 500 motoristas participaram do protesto, sem interromper o tráfego na Esplanada dos Ministérios.

Por Correio Braziliense

O presidente da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (FEMBRAPP), Paulo Xavier, expressou a esperança de que o governo atendesse às demandas dos manifestantes. Xavier afirmou: “Esperamos sinceramente que nossos deputados e senadores ouçam a voz das ruas nesses atos e movimentos, repudiando assim como nós este PLP, bem como que outra regulamentação vinda dos motoristas por aplicativos seja construída, privilegiando os mesmos, trazendo dignidade e respeito”.

Wallison Rodrigues, 32 anos, motorista de aplicativo há oito anos e um dos organizadores do protesto, explicou que o principal objetivo do ato era revogar o caráter de urgência do PL 12/2024. Rodrigues criticou a elaboração da regulamentação pelo aplicativo de mobilidade, sindicatos não representativos, Ministério do Trabalho e governo, destacando que a proposta não atendia às necessidades da categoria.

Ele ressaltou que a maioria dos motoristas tem despesas baseadas na distância percorrida, enquanto o governo propunha pagamento por hora, o que considerava inviável. Rodrigues destacou a importância de uma regulamentação que fosse elaborada em conjunto com os motoristas de aplicativos, enfatizando a necessidade de um diálogo mais inclusivo para atender às demandas da categoria.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *