sex. maio 24th, 2024

Saiba que horas vai ser o eclipse solar total de 8 de abril

By Redação abr7,2024

O eclipse solar total poderá ser visto em 3 estados do México, 15 dos Estados Unidos e 4 Canadá nesta segunda-feira (8). O fenômeno, que poderá ficar visível por 4 minutos e 28 segundos em alguns locais, iniciará na costa do Oceano Pacífico, no México, a partir das 15h07, no horário de Brasília, e terminará na costa Leste do Canadá, já por volta de 16h46.


O trajeto do eclipse solar total — Foto: Arte O GLOBO

Mas, o fenômeno não será visível no Brasil mas poderá ser acompanhado através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.

De acordo com a agência, após passar pelo México, o eclipse poderá ser visto no Texas, nos Estados Unidos, seguido por Oklahoma, Arkansas, Missouri e em direção ao Canadá

O que é eclipse solar?

O eclipse acontece quando as posições entre a Terra, Sol e Lua ficam alinhadas em alguns momentos específicos, explica Leandro Donizete Moraes, doutor em física e criador do canal Astronomia Observacional ao Valor. O eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente do Sol, quando o Sol é observado da Terra. Nesse momento, o Sol é encoberto aparentemente pela Lua.

Os tipos de eclipse solar — Foto: Arte O GLOBO 

– “A Terra possui uma inclinação em sua órbita em torno do Sol e a Lua possui uma inclinação em sua órbita em torno da Terra. Sendo assim, quando os três astros estão alinhados haverá o bloqueio total ou parcial da luz do Sol” – explica Moraes.

Quando observado da superfície terrestre, na medida em que a Lua começa a se alinhar com a Terra e o Sol, ela começa a encobrir o Sol. Quando encobre parcialmente, temos o eclipse parcial do Sol.

Em momentos muito raros, a Lua está com um tamanho aparente igual ao do Sol e consegue encobrir totalmente o Sol, criando um eclipse total.

As etapas do Eclipse Solar Total — Foto: Arte O GLOBO

As etapas do Eclipse Solar Total — Foto: Arte O GLOBO 

Por fim, em algumas situações, o tamanho aparente da Lua é menor do que o tamanho aparente do Sol, e ela não consegue encobrir o Sol, formando um anel, que é o eclipse anular.

Como o movimento de translação da Lua é previsto e estável, astrônomos conseguem facilmente prever a data e o horário de um eclipse solar.

Segundo Moraes, são usados modelos matemáticos bem complexos que conseguem prever quando os três astros vão estar alinhados. Isso tudo depende também das inclinações das suas órbitas, das mudanças de velocidade orbital e dos efeitos da gravidade.

Posso olhar diretamente para um eclipse solar?

A radiação solar é muito perigosa, mesmo que o eclipse seja parcial. Dessa forma, tentar observar o eclipse solar a olho nu pode causar danos irreversíveis para a visão como queimaduras na retina. Além disso, os danos só serão percebidos cerca de 15 dias após a exposição.

Para observá-los, deve-se usar uma proteção adequada como óculos de proteção solar certificados ou uma projeção segura, como a projeção do eclipse através da luz que incide no telescópio e é projetada na parede, por exemplo.

“Mesmo com a proteção é essencial que seja utilizado um filtro no telescópio para não queimar suas lentes. Algumas pessoas também usam filtro de solda número 14 ou superior para observar o eclipse”, acrescenta Moraes.

Quando será o próximo eclipse no Brasil?

No Brasil, previsto para acontecer neste ano, no dia 02 de outubro de 2024, o próximo eclipse parcial poderá ser visto em grande parte do país como Mato Grosso do Sul e Sudeste (com exceção do Norte de Minas Gerais). Moradores da Bahia, Mato Grosso e Goiás também poderão ver o fenômeno.

Já o próximo eclipse total ocorrerá no dia 12 de agosto de 2045.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *