Pablo Cuiabano defende projeto de Faixa Azul para motociclistas em Cuiabá.

A proposta de implementação da Faixa Azul para Motos, defendida por Pablo Cuiabano, visa melhorar a segurança dos motociclistas em Cuiabá. Ela sugere a formalização do uso dos corredores pelos motociclistas nas movimentadas Avenida Miguel Sutil, Avenida do CPA e Avenida Fernando Corrêa. Pablo Cuiabano argumenta que, apesar das críticas sobre o tamanho das avenidas, a iniciativa apenas regulamenta uma prática já existente, exigindo que os motoristas respeitem a faixa dos motoboys. A decisão será baseada na maioria das opiniões dos motoboys. A proposta é inspirada no sucesso de projetos similares em São Paulo, Goiânia e Brasília.


A faixa é uma opção para os motociclistas, que não é obrigatório podem escolher utilizá-la. Ela atua como um “corredor” entre os carros, mantendo uma distância segura, e não resulta em multa caso não seja utilizada.

O que é a Faixa Azul para Motos?

A Faixa Azul para Motos é uma iniciativa de sinalização de trânsito que estabelece um espaço dedicado exclusivamente ao tráfego de motocicletas em avenidas de grande movimento. Essas faixas são demarcadas com sinalização azul, criando um corredor seguro para motociclistas, especialmente em situações de congestionamento. O objetivo principal é reduzir acidentes e melhorar o fluxo de trânsito.

Como Funciona a Faixa Azul?

  • Sinalização: A Faixa Azul será demarcada com pintura no pavimento e sinalização conforme as normas de trânsito.
  • Uso: A faixa é opcional para os motociclistas, que podem optar por utilizá-la. Funciona como um “corredor” entre carros, mas com uma distância segura.
  • Velocidade: A velocidade máxima permitida na Faixa Azul será de 60 km/h. Em trânsito lento, os motociclistas devem ajustar a velocidade ao fluxo, e em trânsito parado, não devem exceder 30 km/h.

Benefícios da Faixa Azul

  • Segurança: Redução significativa nos acidentes envolvendo motociclistas, conforme demonstrado por dados de outras cidades.
  • Eficiência: Melhoria no fluxo de trânsito, com motocicletas trafegando de forma mais organizada.
  • Visibilidade: A cor azul transmite tranquilidade e segurança, facilitando a identificação das faixas por todos os condutores.

Exemplos de Sucesso

Em São Paulo, a implementação da Faixa Azul em avenidas como 23 de Maio e dos Bandeirantes resultou em uma redução de 71% nos acidentes com vítimas e 40% nos acidentes sem vítimas no terceiro trimestre após a implantação. A medida foi bem recebida por motociclistas e motoristas de outros veículos.

Implementação e Monitoramento em Cuiabá

O projeto de lei autoriza a Prefeitura de Cuiabá a implementar a Faixa Azul nas avenidas mais movimentadas. A eficácia da medida será monitorada por meio da coleta de dados sobre acidentes e fluxo de trânsito, permitindo ajustes e expansões conforme necessário.

A criação das Faixas Azuis para Motos em Cuiabá é um compromisso com a segurança no trânsito e a eficiência da mobilidade urbana. Pablo Cuiabano acredita que esta medida contribuirá significativamente para a redução de acidentes e a melhoria do fluxo de veículos na cidade, beneficiando todos os cidadãos.

Renan Filho

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, mencionou que a política de faixa azul para motociclistas em São Paulo pode se tornar uma proposta nacional para reduzir acidentes. O programa já está em operação em algumas vias da capital paulista e está sendo ampliado. Técnicos do ministério afirmaram que outras cidades também estão interessadas em adotar medidas similares. Em São Paulo, a faixa azul tem contribuído para a redução de acidentes, com nenhuma morte de motociclista desde sua implementação em determinadas avenidas. A prefeitura planeja estender o programa para mais 28 vias, totalizando 200 quilômetros de faixas até o próximo ano. Informa www.metropoles.com.br

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