facebook instagram
facebook instagram
facebook instagram youtube

Política Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, 17:01 - A | A

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, 17h:01 - A | A

Recorde

Câmara de Cuiabá terá recorde de mulheres eleitas para a próxima legislatura

A mais votada foi Samantha Íris que nunca atuou na política

Oito mulheres vão compor a Câmara Municipal de Cuiabá pelos próximos quatro anos (biênio 2025/2028), em um marco histórico para a representatividade feminina na política local. Sete novas vereadoras foram eleitas neste domingo (06.10), destacando a força e a renovação trazida pelas candidatas.

Entre as eleitas, a novata Samantha Íris (PL) foi a mais votada, com 7.460 votos. É a primeira vez que Samantha concorre a um cargo político e, com uma campanha expressiva, conquistou o eleitorado cuiabano. Em seguida, Paula Calil (PL) e Maria Avalone (Cidadania/PSDB) também garantiram suas cadeiras. Dra. Mara (Podemos), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia (PSB) completam o grupo de novas parlamentares eleitas.

Maysa Leão (Republicanos), que havia assumido como suplente em 2022 após a cassação do ex-vereador Tenente-coronel Paccola, foi a segunda mais votada no pleito deste domingo, com 5.615 votos, e agora consolidou sua posição na Câmara. Pelo União Brasil, Michelly Alencar garantiu a reeleição e completa o time feminino.

Com a nova composição, a Câmara de Cuiabá dá um passo importante rumo à maior representatividade de gênero, refletindo a crescente participação das mulheres no cenário político local e nacional. Essa configuração traz expectativa de novas perspectivas e debates mais amplos para os desafios da capital mato-grossense nos próximos anos.

Comente esta notícia

Cuiabá 40 graus
facebook instagram youtube