facebook instagram
facebook instagram
facebook instagram youtube

Cidades Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025, 21:03 - A | A

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025, 21h:03 - A | A

Operação conjunta

Ciopaer e Corpo de Bombeiros resgatam piloto de aeronave que caiu em região de mata em MT

Ação foi considerada de alto risco, já que a vítima caiu em uma área de mata fechada, montanhosa e difícil acesso pela via terrestre

Willian Silva | Sesp-MT
CUIABÁ

Uma operação conjunta do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou com vida, nesta quinta-feira (09.01), o piloto de uma aeronave agrícola que caiu em meio a mata fechada no município de Nova Canaã do Norte (a 680 km de Cuiabá).

Ao chegar no local do acidente, a equipe da 12ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Colíder (a 632 km de Cuiabá) encontrou dificuldades para resgatar o piloto pela via terrestre, pois a aeronave havia caído em uma área montanhosa e de mata fechada. Foi solicitado então apoio a Base do Ciopaer de Sorriso para resgate aéreo da vítima.

Leia também -Polícia Civil procura por homem que ateou combustível e matou companheira

O comandante do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, considerou o resgate de alta complexidade e que exigiu tanto dos tripulantes do helicóptero, quanto dos bombeiros.

“Ao sobrevoar a área, os tripulantes identificaram que não seria possível pousar, por ser uma área de mata fechada e com o solo irregular. Diante disso, os bombeiros e tripulantes abriram uma clareira para o helicóptero pairar próximo ao solo e fazer o resgate da vítima”, explicou.

A vítima apresentava fraturas no tórax e cortes no rosto, mas estava consciente. Ele contou que estava pulverizando uma lavoura próxima onde trabalhava. Durante a manobra de retorno, o avião perdeu a potência e caiu no meio da mata.

Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros. Em seguida, ele foi resgatado pelo Águia 05 do Ciopaer, que o encaminhou até a cidade de Colíder, onde uma ambulância dos bombeiros aguardava a vítima para levá-lo ao Hospital Regional do município.

Comente esta notícia

Cuiabá 40 graus
facebook instagram youtube