dom. abr 28th, 2024

O que fazer em Cuiabá?

By Redação jan26,2024

ATUALIZADO EM 10 DE JANEIRO DE 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de lhe contar o que fazer em Cuiabá,você precisa saber algumas coisas sobre a capital do Mato Grosso.

Ela fica  exatamente no centro da América do Sul  – as distâncias das extremidades norte, sul, leste e oeste se encontram sobre essa cidade – e, só por isso, já é motivo para ser visitada, principalmente se você for uma daquelas pessoas que persegue marcos, pontos míticos e coisas assim.

A cidade é a porta de entrada para diversas atrações turísticas, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, mas, olhando com jeitinho, Cuiabá tem seus encantos.

Ela é resultado de uma mistura curiosa de povos tradicionais e imigrantes que chegaram ao longo dos anos.

A cidade tem igrejas seculares, museus, galerias de arte, praças, monumentos, uma vida noturna agitada, boa comida e uma natureza exuberante em seus arredores.

o que fazer em Cuiabá

Influenciada por essas diferentes culturas, aculinária local está entre as mais saborosas do Brasil.

Uma característica que a faz ser tão especial é a utilização de produtos locais, como o pequi, a mandioca e os peixes de seus fartos rios.

Bom, então, vamos descobrir o que fazer em Cuiabá.

O que fazer em Cuiabá

Esta é a lista dos itens essenciais que você deve conhecer em Cuiabá para ter uma visão geral da cidade.

→ Onde ficar em Cuiabá

Em um ou dois dias inteiros, você consegue ver o básico, mas, para aproveitar o seu tempo, tem que seguir as dicas de hospedagem do jeitinho que expliquei.

CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA LATINA

Este marco funciona oficialmente como a identidade de Cuiabá – assim como o Cristo Redentor, no Rio. Porém, acho bom você diminuir as expectativas ao visita-lo, pois ele nada mais é do que um monumento sem expressão no meio de uma área urbana.

o que fazer em Cuiabá

A promessa é que essa área ganhe mais atrativos com a criação de uma praça nos próximos anos. Rua Barão de Melgaco, Praça Moreira Cabral, Centro Norte.

o que fazer em Cuiabá

MUSEU DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA

Esse espaço de arte funciona numa antiga caixa d’água inaugurada no ano de 1882, e é um lugar gostoso e bem interessante de se visitar.

O museu é muito bem organizado e oferece uma apresentação da história de Cuiabá em fotos.

o que fazer em Cuiabá

As obras expostas aqui sempre são interessantes. Rua Comandante Cosa, s/n, Centro Sul. Diariamente, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

MUSEU DO RIO E AQUÁRIO MUNICIPAL

Eu achei ambos muito mal cuidados. O museu é pequeno, simples e várias salas estavam fechadas para manutenção. No Aquário há alguns peixes da região, mas não é nada exuberante.

Se estiver por perto, aproveite para ver como estão as coisas agora. Avenida Beira-Rio, s/n, Porto. De segunda a sexta, de 8 às 17h. A entrada é gratuita.

CENTRO HISTÓRICO

Toda área do Centro Histórico é tombadapelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e uma caminhada por ele vai lhe apresentar um pouco da história da cidade.

A dica é observar a arquitetura dos prédios mais antigos e visitar os museus.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO

Ela é considerada, por muitos, a igreja mais bonita da cidade e dizem ter sido inspirada na Catedral de Notre Dame, em Paris.

o que fazer em Cuiabá

Se do lado de fora ela tem uma arquitetura mais exuberante, seu interior é mais modesto. Praça do Seminário, s/n., Dom Aquino.

MUSEU DE ARTE SACRA

O acervo deste museu também é muito simples. Ele conta um pouco da história da cidade a partir de sua movimentação religiosa e tem algumas peças do tempo da escravidão no Brasil.

Aproveite para visita-lo quando for conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, pois o museu fica no mesmo prédio. Rua Clovis Hugney, Praça do Seminário, 239. De segunda a sexta, de 13h às 18h. A entrada custa R$ 4.

IGREJA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO

A cidade de Cuiabá nasceu exatamente onde está a igreja. Construída sobre a mais produtiva mina de ouro da região, em 1730, essa igreja é um belíssimo exemplar da arquitetura barroca e um dos cartões postais da cidade.

Um fato curioso é que, raramente encontramos uma igreja que homenageia dois santos, como essa, que está ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos.

Nela acontece a festa de São Benedito que dura um mês e é a mais longa do Mato Grosso. Praça do Rosário, Centro. De terça a sexta, de 15h às 17h.

PARQUE MÃE BONIFÁCIA

Cheio de espécies vegetais típicas do Cerrado, esse parque é perfeito para fugir do calorão que faz em Cuiabá. De fácil cesso, ele tem banheiros, bebedouros e pistas para caminhada.

o que fazer em Cuiabá

O Mãe Bonifácia é ideal para quem viaja com crianças, mas não apenas. Avenida Miguel Sutil, Duque de Caxias.

CASA DO ARTESÃO

Só uma visita a este casarão já vale a pena. Ele é extremamente bem cuidado e tem uma arquitetura – interna e externa – que impressiona. No subsolo, há um acervo bem preservado e organizado de trabalhos manuais indígenas e peças antigas.

o que fazer em Cuiabá

Na Casa do Artesão você encontra vários tipos de artesanato de muito bom gosto. Rua 13 de junho, 315, Porto. De segunda a sexta, das 8h30 às 17h15. Sábados, das 8h30 às 13h15.

ARENA PANTANAL

Ele foi um dos estádios da Copa do Mundo e possui uma moderna estrutura. Diferente dos demais que são arredondados, ele tem um formato mais retangular. Eu assisti um jogo do Vasco contra o Luverdense e, para variar, o Vasco perdeu. Avenida Agrícola Paes de Barros, Verdão.

Fonte

https://www.penaestrada.blog.br/o-que-fazer-em-cuiaba-e-seus-arredores/

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *