sex. maio 24th, 2024

ALMT aprova projeto de gravação de treinamentos de segurança pública após tragédia

By Redação mar20,2024

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 360/2024, que estabelece a obrigatoriedade de registrar em áudio e vídeo os treinamentos do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil. Proposto pelos deputados Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (União), o projeto agora aguarda segunda votação.

A iniciativa surge como resposta à comoção causada pela morte do aluno soldado Lucas Veloso Perez, de 27 anos, ocorrida na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, no final de fevereiro. O projeto prevê a implementação gradual do sistema de gravação em um prazo máximo de seis meses após a publicação da lei.

Paralelamente ao projeto de lei, o governador Mauro Mendes (União) assinou o Decreto Lucas Veloso Peres, que determina a gravação de todo o processo de treinamento das forças de segurança do Estado de Mato Grosso. A assinatura ocorreu durante uma reunião com a família do jovem, realizada na sexta-feira (15) no Palácio Paiaguás.

Após a aprovação, Wilson Santos expressou seus agradecimentos aos colegas parlamentares e relembrou um momento em que ele próprio quase foi vítima enquanto servia no Exército Brasileiro (EB), testemunhando a morte de dois colegas durante um treinamento. “Poderia ter sido eu. Quero agradecer aos deputados por votarem de forma unânime o projeto de gravação dos treinamentos dos órgãos de Segurança Pública. O aluno soldado Veloso saiu de casa com o sonho de se tornar soldado e voltou em um caixão”, destacou o deputado.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *