sex. maio 24th, 2024

Comunidade escolar realiza terceira edição do Projeto “Sem Plateia Não Tem Bullying”

By Redação abr2,2024

Por MARIA BARBANT

Foto Jorge Pinhoe

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresenta nesta sexta-feira (5), às 14h, no auditório Maestro China, as diretrizes da edição 2024 do Projeto “Sem Plateia Não Tem Bullying’. Este ano será a terceira edição do projeto iniciado em 2019 de forma pioneira pela rede pública municipal de Cuiabá, com o objetivo de fortalecer o movimento de ação-reflexão-mediação na prevenção e combate ao bullying, nas 170 unidades que integram a rede. O evento vai reunir profissionais da educação e parceiros.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre o projeto e suas propostas.  “O Projeto “Sem Plateia Não Tem Bullying” tem como proposta implementar e fortalecer iniciativas que promovam a cultura da paz nas unidades educacionais por meio da discussão, prevenção e combate ao bullying. A ação é um alerta para a sociedade e para que a comunidade escolar possa discutir estratégias, diretrizes orientativas e pedagógicas que estimulem as crianças e os jovens à empatia e ao respeito às diferenças”, salientou Edilene Machado.
A abertura oficial das atividades do projeto será no dia 12/04, das 14h às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso com formação para os professores mediadores, equipes gestoras das unidades e parceiros sobre a Lei 14.811/2024 que tipificou a prática do crime de bullying e, as estratégias de intervenção para o combate e prevenção do bullying e cyberbullying nos ambientes escolares.
Essa estratégia está focada no Currículo e na Sala de Aula para que a partir da formação os professores mediadores possam identificar e trabalhar a linguagem e as ações de prevenção e resolução de conflitos, promovendo a cultura da paz no ambiente educacional.
No período de 17 a 26/04, nas unidades educacionais, serão realizados encontros com pais e responsáveis pelos estudantes. Os encontros serão organizados pelas equipes gestoras das unidades e terão caráter formativo com palestras, rodas de conversa e apresentação dos trabalhos produzidos pelos estudantes sobre o tema a fim de incentivar a criação de espaços escolares para a escuta, discussão e orientação.
O dia ‘D’ – ‘Humanização Sim! Bullying e Cyberbullying Não!’ acontecerá no período de 29 de abril a 10 de maio, também nas unidades educacionais, que promoverão oficinas temáticas envolvendo música, teatro, jogos, criação de slogan, produção de vídeos e textos, entre outras manifestações, a fim de envolver a comunidade escolar.
No dia 17 de maio está prevista a realização da 3ª Caminhada Mirim Contra o Bullying, com a participação da comunidade escolar e da sociedade cuiabana, em um movimento de valorização da paz nas escolas.  

Serviço:
Apresentação do Projeto ‘Sem Plateia Não Tem Bullying’ – Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades educacionais de Cuiabá
– Público:
 Coordenadores e Diretores, profissionais da educação e parceiros
Data:  sexta-feira, 5 de abril
Hora: das 14h às 17h
Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Abertura oficial/Formação 
Público:
 Equipes gestoras, um profissional mediador de cada unidade e profissionais da sede
Data: sexta-feira, 12/04
Hora: das 14h à 17h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *