Hoje já existem 23 escolas administradas pela Polícia Militar de Mato Grosso e mais quatro pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado, além de uma Unidade em Cáceres, somando 28 Escolas.
O Secretário Estadual de Educação, Alan Porto disse que a ampliação desse projeto é uma cobrança da sociedade civil em geral, incluindo pais, profissionais de educação inclusive parlamentares, vendo assim a necessidade de implantação deste sistema.
O Governo está empolgado com a ideia devido ao retorno positivo. Cita como exemplo que as 10 escolas com a melhor avaliação pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sete geridas pelo Seduc com parceria com A PM e os Bombeiros.
Serão escolhidas a princípio 16 escolas sob os critérios de vulnerabilidade socioeconômica e a violência do bairro que fica a Escola a ser adaptada, além da evasão de alunos e da dificuldade de aprendizado.
As mudanças são mínimas quanto a adaptação porque professores e demais funcionários permanecem-nas instituições, a inovação é que cada escola terá com três novos contratos exclusivos para disciplinas militares.