A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei do Executivo que cria a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). O objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas, com foco no gerenciamento dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo, além da política estadual sobre drogas.
A nova secretaria, anunciada na última segunda-feira (25), terá à frente André Fernandes Ferreira, policial penal federal e ex-secretário de Segurança Pública em Roraima. Durante a votação, deputados destacaram a necessidade de reforçar as contratações de policiais militares. "Sou de acordo com o projeto, mas precisamos olhar para os militares, que realizam um trabalho brilhante", afirmou Elizeu Nascimento (PL).
Entre as inovações, será criado o Centro de Monitoramento do Sistema Penitenciário, utilizando câmeras do programa Vigia Mais MT para vigilância inteligente. Com o desmembramento, a Sesp focará exclusivamente no enfrentamento ao crime organizado, ampliando a eficiência na segurança pública.