facebook instagram
facebook instagram
facebook instagram youtube

Cultura Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 16:50 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 16h:50 - A | A

Cultura

Onde Comer Alguma Comida Nordestina em Cuiabá?

Cuiabá tem uma certa carência de ambientes que produzem comidas típicas da região Nordeste, apesar da imensa colônia da região na cidade e no entorno, além de inúmeros simpatizantes que além da culinária, prestigiam a dança, as vestes e as histórias - ou estórias - contadas pelos mais velhos.

Está em andamento o "Projeto CCN - Centro Cultural Nordestino" cujo intuito é justamente trazer à população cuiabana em geral o quão rica é a região e o desejo de seus idealizadores é justamente ampliar a familiaridade com o assunto assim como promover eventos que possam manter viva as suas tradições, até como gratidão pela recepção agradável que o cuiabano presta aos que vieram do Nordeste.

Mas uma boa busca pode nos surpreender e aqui apresentamos não só dicas de locais como pessoas com projetos e interesses de lidar com essa cultura tão rica em diversidades e tão pouco divulgada.

Baião de Dois - CPA

Começamos pelo "Baião de Dois - Cuiabá", localizado no Bairro do CPA 2, Avenida Brasil e atende exclusivamente por delivery no almoço e na janta pelo WhatsApp: (65) 3621.6413.

Uma equipe de 5 pessoas cuida desde a preparação até a entrega, está no mercado há 5 anos e o cardápio oferece 5 tipos de refeições e o Baião mais consumido na Casa é o Baião de Dois com Carne Seca e como alternativa ainda são oferecidas algumas comidas parmegianas constantes do cardápio que será encontrado ao acessar o WhatsApp. Por fim, seu expediente encerra normalmente às 00h00 e, segundo o site, funciona de segunda a segunda.

Restaurante Sete Mares

Outro restaurante muito interessante e peculiar pelo seu "contraste" é o restaurante "Sete Mares", localizado no Jardim América, próximo ao Shopping Três Américas e que serve como pratos principais o Acarajé e o … Sushi.

A Sra. Lucleia Dias juntamente com o filho Wellington são quem estão à frente dos negócios, além de contar com mais dois colaboradores. Ela explica que a razão é ser baiana e especialista na comida baiana, enquanto o esposo a familiarizou com alguns pratos japoneses, unindo assim as duas culturas pela culinária.

Garante cuidar de toda a preparação pessoalmente, e faz questão da qualidade do camarão que vem semanalmente fresquinho do Rio Grande do Norte. Só não fabrica o azeite de dendê.

O "Acarajé Montado" é um dos pedidos mais solicitados. Vem três unidades e o cardápio completo pode ser verificado no WhatsApp (65) 9.8121.4905. Além de 5 tipos de Acarajés, tem também outras iguarias com camarão. Funciona das 18h30 às 22h00 de terça a domingo.

Cuscuz da Ângela Ferreira

Ficou também conhecido na cidade o "Cuscuz da Ângela Ferreira", na festa em homenagem aos nordestinos no ano passado, onde ela ficou conhecida pela qualidade de seu cuscuz.

Atualmente, não está com estabelecimento montado, mas já foi muito requisitada quando tinha sua banca na feira do Jardim Imperial. Neste momento, não tem espaço físico, mas ainda atende pedidos por encomenda pelo WhatsApp: (65) 9.9615.1373.

Devido ao último ano na faculdade e estar envolvida nos três expedientes, incluindo estágio, seu tempo tem sido mínimo, mas a maranhense gosta tanto do que faz que nunca falta um tempo para atender seus clientes fiéis.

Espera estar novamente na festa dos nordestinos este ano e matar a saudade do povo que gosta de sua iguaria. Assim que terminar sua missão acadêmica, promete voltar com tudo e mais outras opções de comida da região nordestina. É esperar para ver e degustar.

Restaurante Grangeiro

Idealizado pelo Samoel Granjeiro (sim, o sobrenome é com "J", o restaurante com "G"), possui um restaurante convencional na Rodovia Emanuel Pinheiro, no Jardim Florianópolis, e seu único prato que lembra o Nordeste é o Baião de Dois. Começou despretensiosamente com 1 quilo por dia e hoje não sai menos do que 5 kg por expediente. Só vende almoço e não tem delivery.

Mas ele não quer parar por aí. Como grande conhecedor do Nordeste, inclusive locais na região de cada tipo de comida, como funciona e como trazer, alimenta um projeto de ir uma vez por mês exclusivamente para não somente comidas, carnes, mas artesanatos, roupas e até chapéus de couro, além das encomendas que eventualmente vier a receber.

Tem um projeto que realmente valeria a pena, pois idealiza uma loja de grande porte, exclusivamente para trazer todo tipo de produto nordestino. Estamos torcendo pelo seu propósito porque um investimento rotativo e inovador desse para a cidade de Cuiabá seria a cereja do bolo para os aficionados pela cultura do forró e de origem de grandes nomes como Luiz Gonzaga, "Padim" Cícero, Ariel Suassuna, Chico Anysio, entre outros grandes nomes e segmentos diversificados.

Restaurante do Tião

Outro recanto nordestino que não poderia deixar de ser mencionado é o Restaurante do Tião, que fica no Bairro Jardim Amália, em frente ao Residencial Canachuê, onde aconteceu na última sexta-feira, 5 de julho, a tradicional "Feirinha do Tião".

Um evento mensal, totalmente familiar, inclusive com presença de muitas crianças e que, além das tradicionais comidas típicas como Vatapá de Frango (Fortaleza), Buchada de Bode, Sarapatel, Dobradinha, além de Caldo de Camarão e outras iguarias, teve a presença de cerca de 300 pessoas com animação da cantora Pretta Jana e participação especial do Seu Francisco Sanfoneiro.

Liderada pela matriarca Neide Brito, seu filho Everaldo Júnior e a esposa Amarilles de Almeida dão um brilho a mais à festa, e uma das atrações é a cachaça no penico servida como cortesia e leva mel com imburana (não recomendado para diabéticos).

Além da comida típica, a feira é abastecida também com outras banquinhas: de quadrinhos de enfeites de Santos, "francisquitos" da Vó Nenê, coquetel, sanduíches, artesanato, doces, churrasquinho e outras artes que valem a pena conferir.

A festa acontece no estacionamento do restaurante, mas insuficiente a ponto de várias mesas serem instaladas na parte externa do comércio, do outro lado da pista, no muro do condomínio.

O tratamento personalizado é outra referência, já que frequentadores são praticamente todos "de casa" e até eventuais aniversariantes são homenageados como atração do evento. Nesta noite, teve apenas uma aniversariante, que foi presenteada com bolo.

A feirinha abriu às 18h00 com previsão de encerramento às 22h00, mas mesmo assim as pessoas ainda permaneceram e ninguém se retirava sem antes cumprimentar os anfitriões, comprovando assim sua satisfação.

Sebastião de Arruda, falecido há 3 anos, é o idealizador do projeto e por isso o restaurante está eternizado como "do Tião".

Comente esta notícia

Cuiabá 40 graus
facebook instagram youtube