Um servidor federal do INSS e diretor da Escola Estadual Padre João Panarotto, identificado como Elson Bosco Ojeda, foi preso em uma operação realizada nesta quinta-feira (31) em Cuiabá. A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca no CPA IV, onde foram encontrados vastos materiais de pornografia infantil.
A ação faz parte da Operação Lobo Mau, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MT), em parceria com diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo. Além de Cuiabá, mandados também foram cumpridos em Tangará da Serra, resultando na prisão de um jovem de 19 anos.
As investigações foram realizadas em conjunto com o Gaeco de São José do Rio Preto e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, com apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos. O foco da operação é o combate à exploração sexual infantil na internet.
Os investigadores descobriram uma rede de criminosos que se disfarçam para contatar crianças e adolescentes em diversas plataformas digitais. Essas abordagens visam induzir as vítimas a produzir conteúdo sexual, que depois é compartilhado em grupos fechados de mensagens, incluindo Telegram, Instagram, Signal e WhatsApp, além de jogos como Roblox.
A operação envolveu a participação de diversas polícias civis e ministérios públicos de 20 estados e do Distrito Federal, com apoio internacional da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos. As autoridades estão analisando dispositivos eletrônicos apreendidos para identificar outros envolvidos na rede criminosa.