O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do conselheiro Sérgio Ricardo, requisitou que os prefeitos eleitos e reeleitos apresentem um relatório detalhado sobre a situação administrativa de seus respectivos municípios
A medida visa orientar e qualificar os gestores para enfrentar desafios históricos e promover uma gestão pública eficiente.O diagnóstico reflete a renovação de 47,2% das gestões municipais no estado e reforça o compromisso do TCE-MT em oferecer suporte técnico aos novos gestores. "Nosso estado tem muita desigualdade histórica. Alguns municípios se desenvolvem bem, enquanto outros dependem significativamente de repasses estaduais e federais. A renovação de quase 50% dos prefeitos na última eleição é mais um motivo para o Tribunal intensificar seu papel orientativo e de qualificação junto aos gestores", destacou Sérgio Ricardo.
O presidente do TCE-MT ressaltou que 67 municípios, incluindo os três maiores do estado – Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis –, estão sob nova administração e precisam organizar as finanças e estabelecer diretrizes de trabalho. “Este relatório ajudará a identificar áreas que necessitam de melhorias, projetos que merecem continuidade e onde intervenções são necessárias. Vamos continuar intensificando nossos esforços para qualificar aqueles que gerenciam os municípios”, afirmou.
A iniciativa foi elogiada por Leonardo Bortolin, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Ele destacou a importância do apoio constante do TCE-MT às administrações municipais. “Somos testemunhas do investimento do Tribunal na capacitação gratuita dos gestores e de ações eficazes, como a criação do Consórcio Intermunicipal para Compras Públicas. Este relatório é mais uma ferramenta importante para buscar o melhor para nossos municípios. Agradecemos ao Tribunal pela parceria contínua”, concluiu.