Operação Carga Pesada: Polícia Civil cumpre 422 mandados contra esquema de lavagem de dinheiro no agronegócio

Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil deflagrou a Operação Carga Pesada, que visa desmantelar um esquema de lavagem de capitais que movimentou mais de R$ 100 milhões. A operação cumpre 422 mandados judiciais contra envolvidos em fraudes e desvios usando empresas de agronegócio.

As ações ocorrem nas cidades de Querência, Canarana, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, além de Aragarças, Jussara, Goianira e Goiânia, em Goiás. Foram expedidos 39 mandados de busca e apreensão, 97 de quebra de sigilos fiscais e bancários, 97 de sequestro de bens, 18 de sequestro de veículos, 21 de suspensão de atividades empresariais, 14 de manutenção de suspensão de atividades e 39 de quebra de sigilo de dados.

De acordo com a investigação, o grupo criminoso utilizava empresas de fachada no setor do agronegócio para fraudar, desviar, furtar ou roubar carregamentos de grãos e ocultar os lucros ilícitos. A movimentação financeira do esquema ultrapassa R$ 100 milhões.

A operação mobiliza 180 policiais civis, 42 viaturas e uma aeronave, com apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Related Post