Max vê disputa por 1ª secretaria da AL com ‘preocupação’

By Redação jul11,2024
Com apoio dos 24 parlamentares para ser o próximo presidente da Assembleia Legistavia (ALMT), Max Russi (PSB) falou em ‘preocupação’ com a disputa intensa entre a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o Palácio Paiaguás pelo comando da primeira-secretaria do parlamento estadual.  
O governo Mauro Mendes (União) já anunciou que não deseja que a única mulher deputada de Mato Grosso, assuma o cargo, e lançou o nome do deputado Beto 2 a 1 (União) para concorrer. “Eu vejo com preocupação que isso possa prejudicar de certa maneira a minha articulação. Na verdade, o ideal para o parlamento seria o consenso, seria uma decisão que evite uma disputa interna. Mas eu e o atual presidente, Eduardo Botelho (União), decidimos ficar neutros”, disse Russi em conversa com o  nessa segunda-feira (8).  
Segundo ele, a deputada Janaina Riva tem construindo uma articulação com bastante apoio, “assim como o governo tem os votos dele”, lembra. Nos bastidores, a informação é que o Paiaguás intensificou a pressão para que os deputados retirem o apoio à Janaina, e que apoie Beto 2 a 1, ou qualquer outro nome, que não seja a parlamentar.  
“Isso está claro e aberto. Agora estamos em uma pressão dos dois lados. Primeiro de cumprir o que acordamos lá atrás, a nossa palavra, e de outro o governo pressionando pelo nome dele, ou outra alternativa que não seja a Janaina”, disse um deputado base de sustentação do governo, que pediu anonimato para evitar possíveis retaliações”, disse o deputado.  
O pano de fundo para a artilharia pesada do governo para influenciar na eleição da mesa diretora, é o temor do fortalecimento de Janaina Riva para 2026, quando ela pretende disputar Senado, assim como o governador Mauro Mendes (União).  
Uma série de reuniões está ocorrendo nesta segunda-feira (8) entre os parlamentares para discutir a pressão do governo pela primeira-secretaria e quais os próximos passos para evitar uma crise interna na Assembleia.

Fonte: jangadamt

Related Post